A Medicina Ayurveda é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, desde 1978, está englobada nas Terapêuticas Não Convencionais. Considerada enquanto ramo de naturopatia em Portugal, abrange todos os domínios médicos desde as plantas medicinais à cirurgia.
O seu significado é “ciência [veda] da vida” [ayur], em sânscrito. Originária da Índia, é a mãe de todas as medicinas e, por isso, a mais antiga, com mais de 5000 anos. Apresenta-se como um sistema de saúde natural e integrado, uma vez que encara o ser humano como um universo dentro de si mesmo, o qual não pode ser dissociado. Visa o equilíbrio do corpo, da mente e do espírito, através do qual, é possível alcançar a felicidade e a harmonia. Possui um sistema próprio de caracterização do indivíduo, com base nos cinco elementos, denominado por dosha. Existem três doshas diferentes – Vata, Pitta e Kapha – e todas as pessoas possuem os três, variando apenas a sua proporção.
• Massagem Terapêutica Abhyanga:
Abhyanga significa, em sânscrito, “em todas as direções” e consiste numa massagem com uma sequência de movimentos, precisos e adaptados ao paciente, no sentido da promoção da saúde, conforto, relaxamento e fortalecimento deste. A massagem tem como principal objetivo repor o equilíbrio do organismo, encaminhando as toxinas para os canais de eliminação, através da manipulação de pontos específicos de interação dos vários tecidos do corpo, chamados marmas. São aplicados óleos quentes, que podem ser medicados com plantas medicinais apropriadas à natureza (dosha) e à patologia ou desequilíbrio apresentado pelo paciente. Possuí inúmeros benefícios para os sistemas respiratório, circulatório, articular, nervoso, urinário, digestivo, para além de ser relaxante, drenante e rejuvenescedora. Indicada para todas as idades e constituições físicas, restabelece o equilíbrio e harmonia de corpo, mente e espírito.
• Massagem Shiro-Abhyanga:
Existem algumas especificações da massagem terapêutica Abhyanga como a shiro-abhyanga. Shiro significa “cabeça”, em sânscrito. Esta consiste assim numa massagem feita à cabeça, pescoço, costas e rosto. Estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, promove o crescimento de um cabelo mais forte e saudável, prevenindo a sua queda e o aparecimento de cabelos brancos. É revitalizante, uma vez que todos os pontos do corpo se encontram expressos na cabeça. Auxília na prevenção de dores de cabeça, enxaquecas, cabelos brancos, queda de cabelo, insónias e ansiedade.
• Massagem Padabhyanga:
A massagem Padabhyanga é outra das especificações da massagem terapêutica Abhyanga. Pada significa “pés”, em sânscrito. Pode ser, à semelhança da massagem shiro-abhyanga, uma forma compacta de tratar todo o corpo, uma vez que todos os órgãos se encontram expressos nos pés. Ativa, drena e desintoxica o organismo, estimula todos os sistemas do corpo, melhora a imunidade, reduz a ansiedade e induz o sono. Promove a criatividade, a produtividade e o relaxamento profundo. Indicada para a mobilidade das articulações, ligamentos e músculos do pé.
(1) (Chamada para a rede móvel nacional)