A Homeopatia é uma abordagem baseada na doutrina Similia Similibus Curantum (“os semelhantes curam-se pelos semelhantes”), as doenças são tratadas com medicamentos obtidos a partir de princípios ativos que numa pessoa saudável produziriam sintomas semelhantes aos da doença, ou seja, em vez de combater a doença diretamente, os medicamentos têm por função estimular o corpo a lutar contra a doença.
É uma terapêutica que trata o indivíduo de uma forma global, de acordo com as suas características individuais, e não apenas a doença ou sintomatologia específica (individualizando a sua história clínica e identificando os respetivos sinais e sintomas peculiares). Com estas informações é possível encontrar o medicamento homeopático mais adequado a cada paciente e organizar o plano terapêutico.
A terapêutica homeopática pode ser aplicada na maior parte das afeções, em ambos os sexos e em todas as idades:
Em crianças:
Patologias agudas: Conjuntivites, otites, amigdalites, bronquiolites, gastroenterites, entre outras.
Patologias crónicas: Asma, défice de atenção com e sem hiperatividade, problemas de atraso no desenvolvimento, enurese noturna, entre outras.
Em adultos:
Saúde da mulher: Síndrome pré-menstrual, dismenorreia, efeitos da menopausa, entre outras.
Doenças autoimunes: Fibromialgia, artrite reumatoide, tireoidite de Hashimoto, entre outras.
Doenças mentais e emocionais: Ansiedade, depressão, ataques de pânico, problemas de memória, fobias, entre outras.
Terapêutica de excelência na saúde da criança e da grávida, pois a medicação não é agressiva para o organismo, podendo ser administrada sem efeitos colaterais.